sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Internet das Coisas une IBM Watson aos drones

IoT - Internet das Coisas une IBM Watson aos drones...



Os drones vão se juntar ao Watson para facilitar a gestão de recursos em áreas complexas. Através da computação cognitiva será possível fazer o acompanhamento de multidões em grandes eventos, controlar o tráfego nas grandes cidades, gerar dados em locais de difícil acesso e inspecionar aviões. Isso acontecerá porque a IBM fechou um acordo com a empresa holandesa Aerialtronics, especializada nas aeronaves não tripuladas.
A ideia é que os dados captados pelos drones sejam enviados para as APIs (interfaces de programação de aplicativos) de reconhecimento visual do Watson e para a plataforma de Internet das Coisas da IBM, ambas baseados em cloud. O primeiro mercado a ser explorado, segundo as notícias veiculadas nos jornais especializados, será o de manutenção de torres (ERBs) de telefonia móvel celular, mas não há uma data prevista para a operação comercial.

Fazer a inspeção é uma atividade considerada de risco à vida humana e, com a tecnologia, não será mais necessário expor o homem a esta operação. As equipes responsáveis terão acesso aos dados e, por meio da API de reconhecimento visual, vão detectar se há equipamentos danificados e a necessidade efetiva de reparos.
Mesmo sem uma legislação específica no Brasil, os Veículos Aéreos não Tripulados (Vants), ou drones, tornam-se cada vez mais populares no País, com destaque para o uso comercial. Projeta-se que existam, hoje, cerca de 10 fabricantes distribuídos por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os segmentos mais interessados em explorar esses equipamentos - principalmente para monitoramento e coleta de dados - são a agricultura, a mineração, a infraestrutura e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário